O que é que move a paixão?
É difícil encontrar a fórmula exata para o sucesso de uma pessoa. Por vezes, é o facto de estar no sítio certo à hora certa. Muitas vezes, porém, é o resultado de muito trabalho e determinação.
Foi o que aconteceu com o Dr. Paul Janssen, um dos cientistas mais inovadores e inspiradores do século XX. O seu trabalho foi responsável por muitos avanços em vários domínios da doença, incluindo o controlo da dor, a psiquiatria, as doenças infecciosas, a micologia e a gastroenterologia. Ao longo da sua longa carreira, foram-lhe concedidas mais de 100 patentes. Atualmente, 21 dos nossos medicamentos fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde.
O Dr. Paul, como era conhecido em toda a comunidade científica mundial, foi um cientista excecionalmente dotado e apaixonado que revolucionou a medicina moderna e inspirou uma nova geração de investigadores. Nasceu a 12 de setembro de 1926, em Turnhout, na Bélgica, mas um acontecimento durante a sua juventude mudou a sua vida: a sua irmã de quatro anos morreu de meningite tuberculosa, uma perda que o afetou profundamente. Como disse mais tarde, esta perda levou-o a seguir uma carreira na medicina.
Sendo filho de um médico que tinha criado uma empresa familiar, o Dr. Paul ficou cada vez mais convencido da importância da química na medicina. Durante a Segunda Guerra Mundial, estudou física, biologia e química na Facultés Universitaires Notre-Dame de la Paix em Namur, Bélgica. Aos seus olhos, o maior desafio era conciliar as duas disciplinas da farmacologia e da química. Tentou fazê-lo, com grandes resultados. Em 1953, o Dr. Paul fundou a Janssen Pharmaceutica N.V., um laboratório de investigação com sede em Beerse, Bélgica. Seria aí, em Beerse, que acabaria por lançar as bases para os mais de 80 medicamentos que atualmente salvam milhões de vidas.
Um dos seus medicamentos foi a primeira terapia antipsicótica que permitiu que os doentes fossem tratados em casa. Antes desta descoberta, os únicos tratamentos para a psicose estavam associados a efeitos secundários significativos. O Dr. Paul também trabalhou no desenvolvimento do anestésico mais utilizado em todo o mundo e também num tratamento para a diarreia, que continua a ser uma doença incapacitante e por vezes fatal nos países em desenvolvimento.
Um dos seus últimos sonhos era encontrar um medicamento para tratar a tuberculose multirresistente, um composto que viria a ser descoberto e desenvolvido por uma equipa de investigação da Johnson & Johnson e que acabou por ser aprovado nos Estados Unidos em 2012 e na União Europeia em 2014.
A Janssen Pharmaceutica N.V. passou a fazer parte da família de empresas Johnson & Johnson, em 1961. Em 1985, o Dr. Paul criou a Xi’an Janssen Pharmaceutical Co., Ltd., a primeira empresa farmacêutica ocidental na República Popular da China.
O interesse do Dr. Paul pela China tornar-se-ia especialmente importante quando colocou a sua empresa a ajudar a restaurar o exército de guerreiros de terracota do país. Mais de 8.000 soldados de terracota foram enterrados ao lado do primeiro imperador em Xi’an há mais de 2.200 anos. Quando as câmaras funerárias foram descobertas em 1974, foi aclamado como um dos maiores achados arqueológicos do mundo.
No entanto, depois de terem sido descobertos, os guerreiros tornaram-se vulneráveis a fungos, que ameaçavam corroer a sua fachada e destruí-los. O Dr. Paul dedicou-se a encontrar uma forma de erradicar os fungos e resolver o problema para ajudar a preservar esta maravilha histórica. Os guerreiros de terracota foram salvos graças ao Dr. Paul, mas o tratamento para os preservar é necessário numa base contínua. A nossa empresa continua a trabalhar com museus para continuar esta preservação.
O Dr. Paul faleceu em 2003. Ao longo da sua vida, recebeu muitos prémios, incluindo cinco títulos de professor honorário e 22 doutoramentos honorários. Foi autor ou coautor de mais de 850 publicações científicas e foi membro honorário de mais de 30 institutos e organizações científicas.
Em 2004, a Johnson & Johnson criou o The Dr. Paul Janssen Award for Biomedical Research, que visa alargar o legado do Dr. Paul, homenageando o trabalho de um cientista ativo no meio académico, na indústria ou num instituto científico que tenha dado um contributo significativo e transformador para a melhoria da saúde humana.
Em última análise, a vida de Paul Janssen foi dedicada à criação de medicamentos que satisfazem as necessidades não satisfeitas de milhões de doentes.
Afinal, como o Dr. Paul costumava dizer, “Há muito mais para fazer; os doentes estão à espera”.
Atualizado em novembro de 2024 | CP-487514