- Documentário relata a criação da primeira ala hospitalar para o tratamento e acompanhamento de doentes com vírus da SIDA, em 1983
- Sessão terá lugar no dia 15 de março, numa das salas do cinema Alvaláxia, em Lisboa, estando aberta ao público (sujeito a inscrição e disponibilidade da sala)
- Deputado e Investigador Alexandre Quintanilha e o escritor Richard Zimler juntam-se à iniciativa para falar do combate à discriminação, das conquistas sociais e de promoção da diversidade e inclusão
A Johnson & Johnson Innovative Medicine, em parceria com a NOS, irá trazer a Portugal o documentário “5B” premiado em Cannes que relata a criação, em 1983, da primeira ala hospitalar para o tratamento e acompanhamento de doentes com o vírus da SIDA. Numa perspetiva de educação médica e responsabilidade social corporativa, a Johnson & Johnson Innovative Medicine quer promover, com esta iniciativa, o debate sobre as conquistas, os avanços clínicos do tratamento da doença e o valor do conhecimento e da ciência no combate ao estigma e discriminação. A sessão, que decorrerá no próximo dia 15 de março, numa das salas do cinema Alvaláxia, é aberta a Profissionais de Saúde, Associações de Doentes, Comunidade LGBTQI+, Investigadores e Jornalistas, mediante inscrição e sujeita à capacidade da sala.
A anteceder o documentário existirá uma sessão de reflexão com o mote: “Do Medo à Inclusão - a Evolução Cultural e o Futuro” que contará com quatro testemunhos marcantes, sobre a transformação que a sociedade mundial registou com a pandemia VIH/SIDA. O deputado e investigador Alexandre Quintanilha e o escritor Richard Zimler, são dois dos convidados que participarão no debate, juntando-se também o infeciologista, Kamal Mansinho e Luís Mendão, presidente do Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT).
Estes últimos anos foram de grande evolução, com a ciência e a inovação terapêutica a permitirem ganhos de anos e qualidade de vida consideráveis, e a contribuírem para o combate à discriminação de que estes doentes eram vítimas, incluindo a discriminação sexual e de outras naturezas que se fazia sentir. O mundo mudou consideravelmente nas últimas décadas para melhor e hoje, sobre os receios e medos ergueu-se a diversidade e inclusão.
Para assistir ao documentário e ao debate inscreva-se aqui.
——
Sobre a Johnson & Johnson:
Na Johnson & Johnson, acreditamos que a saúde é tudo. A nossa força na inovação em saúde capacita-nos a construir um mundo onde doenças complexas são prevenidas, tratadas e curadas, onde os tratamentos são mais inteligentes e menos invasivos, e as soluções são pessoais. Através da nossa expertise em Innovative Medicine e MedTech, estamos posicionados de forma única para inovar em todo o espectro de soluções de saúde, entregando as descobertas do amanhã e impactando profundamente a saúde da humanidade.
——
Sobre a Johnson & Johnson Innovative Medicine:
A Janssen é agora Johnson & Johnson Innovative Medicine. Há mais de 60 anos que a Janssen faz parte do grupo Johnson & Johnson e durante mais de seis décadas, várias foram as transformações no sentido de reforçar o nosso compromisso com o doente. A nossa nova marca reflete verdadeiramente o melhor de quem somos e do que fazemos, no sentido de continuarmos a liderar o rumo da medicina. O nosso portfólio diversificado abrange várias áreas terapêuticas – Oncologia, Imunologia, Neurociências, Cardiovascular, Metabolismo e Retina, Doenças Infecciosas e Hipertensão Pulmonar.
Siga-nos no LinkedIn.
Janssen-Cilag Farmacêutica, Lda. | Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo, Portugal | www.janssen.com/portugal | Sociedade por quotas | Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Oeiras, sob n.º 10576 | Capital Social €2.693.508,64 | N.º Contribuinte 500 189 412 | Material elaborado em dezembro de 2021 | EM-92111