- ADL, APCL, APLL, Sociedade Portuguesa de Hematologia e J&J Innovative Medicine voltam a unir esforços para sensibilizar para os Cancros do Sangue
- Angra do Heroísmo, Lagos, Guarda, Penafiel, Porto Santo, Manteigas, Vila do Conde, Vila Real, São Vicente são algumas das novas câmaras que aderiram à iniciativa
- Apelo à dádiva de sangue, J&J Innovative Medicine lançou o repto a outras empresas para se juntarem a este movimento
Lisboa, 8 de outubro de 2022 – Os municípios voltaram a unir-se para sensibilizar as suas populações em para os Cancros do Sangue. Muitas são as novas câmaras que se juntaram à iniciativa “Silencioso”. Pela primeira vez temos, este ano, Angra do Heroísmo, Lagos, Guarda, Penafiel, Porto Santo, Manteigas, Vila do Conde, Vila Real, São Vicente que, através das redes sociais ou iluminando edifícios emblemáticos, pretendem sensibilizar para a doação de sangue. A ADL (Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma), a APCL (Associação Portuguesa Contra a Leucemia), a APLL (Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas) e a SPH (Sociedade Portuguesa de Hematologia) em parceria com a Johnson & Johnson Innovative Medicine, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, lançam a segunda edição da campanha sobre os Cancros do Sangue.
Depois do sucesso registado no ano passado, com cerca de 20 municípios a aderir, a campanha “Silencioso” volta às ruas das principais cidades do país, onde irá iluminar os monumentos mais emblemáticos, com o objetivo de sensibilizar para esta doença.
Dirigida ao grande público, esta campanha de âmbito nacional visa sensibilizar para a literacia sobre os tumores hematológicos e a importância do diagnóstico atempado.
Existem vários tipos de cancros do sangue, como as Leucemias, os Linfomas e o Mieloma Múltiplo. A título de exemplo, o Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais comum, com uma incidência anual de 7,8 novos casos por cem mil habitantes. Estima-se que anualmente morram mais de 630 portugueses com esta doença.1
Quanto mais atempado o diagnóstico, melhor o prognóstico. O objetivo desta campanha é quebrar o silêncio e alertar para a importância do diagnóstico. Desenvolvida a 360º em meios tradicionais e digitais, a campanha “Silencioso” estará espalhada por outdoors nas ruas, ações nas redes sociais. A novidade deste ano é a inclusão do canal de Whatsapp, onde cada um dos parceiros fará o apelo aos seus contatos para a dádiva de sangue, esperando que a onda de solidariedade cresça. Por último, voltamos a desafiar os Municípios a iluminarem os seus monumentos mais emblemáticos no final do mês, assinalando assim o fim da iniciativa deste mês dos cancros do sangue.
“Neste ano, tendo em conta o contexto atual das reservas de sangue, considerámos que era oportuno no mês dos Cancros do Sangue apelarmos à doação de um recurso vital nesta batalha. É fundamental dar visibilidade a estas doenças e prestar maior apoio a doentes, também através do nosso contributo individual. Uma dádiva pode salvar três vidas! E é importante não só para estas doenças, mas para todas as outras”, disse Filipa Mota e Costa, diretora-geral da Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal.
“São doenças que não podem ser esquecidas e enquanto Associações de Doentes, associámo-nos para despertar a sociedade para o tema. Devemos isso aos doentes de Cancros do Sangue, mas também aos cuidadores e famílias que indiretamente são atingidas.”
Da responsabilidade criativa da Mosca. A campanha estará no ar todo o mês de setembro e tem como objetivo primário “chamar a atenção” para os Cancros do Sangue. Com uma imagem arrojada, com a palavra Silencioso escrita a “sangue”, os cartazes apelam à informação: “Os Cancros do Sangue são doenças que, normalmente, evoluem sem avisar. Informe-se”.
——
Uma parceria:
A ADL - Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por missão formar e informar os doentes, familiares e amigos sobre cancros do sangue, tratamentos e respectivas complicações e prestar apoio direto ao doente hematológico do CHUSJ.
A APCL - Associação Portuguesa Contra a Leucemia é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, considerada de Utilidade Pública, que tem como missão alertar para a importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a doença da Leucemia.
A APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por doentes e familiares, profissionais de saúde e voluntários que presta apoio psicológico e físico à comunidade com o intuito de assegurar uma maior qualidade de vida, bem como informação atualizada e cuidada a todos os doentes e cuidadores.
A SPH - Sociedade Portuguesa de Hematologia é uma associação sem fins lucrativos, constituída por médicos e outros profissionais ligados à saúde empenhados na prática e (ou) investigação no campo da Hematologia.
——
Sobre a Johnson & Johnson:
Na Johnson & Johnson, acreditamos que a saúde é tudo. A nossa força na inovação em saúde capacita-nos a construir um mundo onde doenças complexas são prevenidas, tratadas e curadas, onde os tratamentos são mais inteligentes e menos invasivos, e as soluções são pessoais. Através da nossa expertise em Innovative Medicine e MedTech, estamos posicionados de forma única para inovar em todo o espectro de soluções de saúde, entregando as descobertas do amanhã e impactando profundamente a saúde da humanidade.
——
Sobre a Johnson & Johnson Innovative Medicine:
A Janssen é agora Johnson & Johnson Innovative Medicine. Há mais de 60 anos que a Janssen faz parte do grupo Johnson & Johnson e durante mais de seis décadas, várias foram as transformações no sentido de reforçar o nosso compromisso com o doente. A nossa nova marca reflete verdadeiramente o melhor de quem somos e do que fazemos, no sentido de continuarmos a liderar o rumo da medicina. O nosso portfólio diversificado abrange várias áreas terapêuticas – Oncologia, Imunologia, Neurociências, Cardiovascular, Metabolismo e Retina, Doenças Infecciosas e Hipertensão Pulmonar.
Siga-nos no LinkedIn.
Janssen-Cilag Farmacêutica, Lda. | Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo | Portugal www.janssen.com/portugal | Sociedade por quotas | Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Oeiras, sob n.º 10576 | Capital Social €2.693.508,64 | N.º Contribuinte 500 189 412 | Material elaborado em outubro de 2022 | EM-112047
Referências:
1. Rui Bergatim , et al. Multiple Myeloma in Portugal: incidence, prevalence, mortality and treatment pattern. Abstract PB 2022. EHA 2020