Skip to content

Search Results

No Results

    Recently Viewed

      Listening...

      Sorry, I don't understand. Please try again

      1. Brasil/
      2. Sobre nós/
      3. Nossas responsabilidades/
      4. Nosso impacto no Brasil
      Picture5.jpg

      Profissional de saúde comunitário durante visita.

      Nosso impacto no Brasil

      Devido à dimensão do Brasil, focamos em construir colaborações duradouras para impactar profundamente a saúde das comunidades. Para nós, o Brasil é um dos mercados mais importantes entre os países priorizados na estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da empresa. No Brasil, nos concentramos em apoiar profissionais de enfermagem e trabalhadores da saúde promovendo iniciativas para fortalecer suas competências que abrangem resiliência, bem-estar, reconhecimento e formação. Buscamos atender às necessidades dos profissionais de saúde por meio de programas que permitem seu crescimento e fortalecem sua liderança e desenvolvimento profissional. Tivemos impacto direto em mais de 725.000 pessoas em todo o país. Por meio do trabalho que temos feito ao longo dos anos, alcançamos mais de 575.000 pacientes e 19.000 profissionais da saúde.

      Três (de muitas) iniciativas destacadas no país são:

      A CASA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS

      Com esta iniciativa, impactamos mais de 19.000 agentes comunitários de saúde.

      Este espaço é destinado ao aprendizado e troca de experiências entre profissionais da saúde, onde eles participam de cursos, criam conexões com seus pares em outras localizações e fortalecem a rede de saúde brasileira. Por meio deste projeto, colaboramos com o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS).

      RECONECTAR - Uma rede construindo resiliência e alegria no trabalho

      Esses esforços nos permitiram alcançar resultados significativos, como uma redução de 5% nos casos de esgotamento entre os profissionais de saúde.20

      Essa iniciativa surgiu como um esforço colaborativo entre o Hospital Sírio-Libanês e o Instituto para Inovação em Saúde. Dividimos este projeto em três fases para cobrir hospitais e unidades de atenção primária no país, visando melhorar a percepção de autonomia e gestão participativa, ampliar o propósito e o reconhecimento e promover melhor bem-estar físico e psicológico no local de trabalho.

      Diálogo de Políticas sobre Resiliência e Bem-Estar dos Profissionais de Saúde

      Em 2023, conseguimos reunir cerca de 25 organizações de saúde brasileiras para deliberar e formular recomendações à liderança nacional sobre como abordar os desafios de saúde mental enfrentados pelos profissionais de saúde.

      O objetivo deste projeto foi promover o diálogo entre diferentes stakeholders sobre o bem-estar mental dos profissionais de saúde pós-COVID-19.

      Sabemos que os transtornos mentais representam 32,4% do tempo de incapacidade vivenciado por pacientes em todo o mundo. No Brasil, a situação não é diferente. Estima-se que os transtornos depressivos e de ansiedade sejam a quinta e sexta maiores causas de anos vividos com incapacidade entre os pacientes. Portanto, após a pandemia, priorizamos a saúde mental dos profissionais de saúde desenvolvendo outros projetos que ajudam a fornecer a eles e às comunidades ferramentas necessárias.

      Compreendemos as necessidades dos profissionais e nos esforçamos para mitigar o impacto dessas necessidades em sua vida profissional.