A escolha do tratamento varia de acordo com o tipo de câncer, tipo de mutação direcionadora presente no paciente, extensão da doença e histórico médico do paciente.
Os tratamentos incluem:
- Cirurgia
- Radioterapia
- Quimioterapia
- Terapia-alvo
- Imunoterapia
Por meio de terapias inovadoras para o câncer de pulmão, atualmente existem opções personalizadas de tratamento para pacientes com mutações específicas que permitem encontrar soluções para:
- Atender as necessidades específicas desse tipo de câncer, aumentando as chances de responder a certos tratamentos.*
- Seguir diferentes caminhos para combatê-lo com medicina de precisão, fornecendo um tratamento personalizado*
- Beneficiar mais pacientes por meio de benefícios clínicos duradouros, para que não sejam definidos por sua condição médica.
Médicos de diversas disciplinas trabalham juntos para tratar e levar cuidados e inovações a pessoas com câncer de pulmão. No caso desse tipo de câncer, uma classe terapêutica ficou recentemente disponível no Brasil: os anticorpos biespecíficos. Eles representam uma nova abordagem terapêutica, que é capaz de inibir simultaneamente rotas que impulsionam o câncer (como a proteína anormal do EGFR), como rotas de escape do câncer, conferindo ao paciente benefícios clínicos mais duradouros.
Mutações genéticas
Referências *: EFPIA. (2021). Unlocking the potential of precision medicine in Europe. Disponível em: https://www.efpia.eu/media/589727/unlocking-the-potential-of-precision-medicine-in-europe.pdf